Certificação das explorações especializadas em milho e tomate

20.11.2015

​​​​​A Direção da DRAPLVT esteve presente na Sessão de Esclarecimento sobre Certificação das explorações especializadas em milho e tomate, no dia 20 novembro, no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém.

A sessão de esclarecimento, destinada a agricultores e técnicos agrícolas​, foi organizada pela ANPROMIS, FENALAC e FNOP ​na sequência da proposta que o Ministério da Agricultura apresentou à Comissão Europeia, no passado dia 1 de Julho, que visa implementar um sistema de certificação ambiental no âmbito do Greening, para as explorações especializadas em milho ou tomate, e contou com representantes do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

​Os interessados podem aderir voluntariamente ao regime de certificação ambiental “Cobertura do solo durante o inverno”, as explorações agrícolas especializadas na cultura de milho ou na cultura de tomate para indústria, em que mais de 75% das terras aráveis tenham como ocupação cultural a cultura do milho ou a cultura de tomate. ​

No âmbito da Sessão de Esclarecimento sobre o sistema de certificação ambiental no âmbito do Greening, para as explorações especializadas em milho ou tomate, a AMPROMIS divulgou a apresentação efetuada pelo subdiretor do GPP, Dr. Bruno Dimas.

Recordamos que este processo ainda não foi aprovado por parte da Comissão Europeia, o que segundo o GPP deverá acontecer durante o próximo mês de Fevereiro.

Apresentação do GPP (pdf)